Club de Peabiru

Artigo do Diretor do RI Mário César Camargo - Brasília 2019: o Instituto Rotary da Imagem Pública (parte 1)

Postado em: 25 de Setembro de 2019

Não quis esperar a próxima edição da revista para relatar os eventos do recém concluído Instituto Rotary em Brasília. Mas, entre vários comentários, o que melhor resumiu foi o título: o da Imagem Pública.

Denise e eu, Luiz Gustavo e Patrícia , queríamos um Instituto com um ambiente de Assembleia Internacional de San Diego: denso em conteúdo, leve no formato. Instrutivo, porém divertido. Pesado nas palestras, mas intenso nas celebrações. O comitê organizador do 4530 encampou o conceito de imediato.

Antes de tudo, as melhorias para Salvador . No próximo ano, teremos o catálogo distribuído no GETS, antes do Instituto. E os jovens terão espaço de uma hora de sessão plenária, incluindo Rotaract, Interact, Intercâmbio, Bolsistas. Eles nos ajudarão a definir o conteúdo das apresentações.

Primeiro, um GETS com a noite de hospitalidade, inspirado na convenção mundial. Nele, 10 casais de rotarianos brasilienses recepcionaram os 31 governadores eleitos em suas casas, aproximando as lideranças brasileiras dos rotarianos da capital federal. Detalhe: o treinamento dos Representantes Distritais do Rotaract (RDR) aconteceu simultaneamente, inclusive com sessões conjuntas.

Na quarta, 4 de setembro, o seminário conjunto dos eleitos e indicados, com cônjuges e rotaractianos, integrando a família rotária de fato, somando 184 participantes. Palestras com juventude, planejamento estratégico, e inovação em Rotary, tema desenvolvido pelo chefe de planejamento estratégico mundial, Tom Thorfinnson.

Ao mesmo tempo, em São Paulo, o presidente Mark Maloney e eu participávamos de reunião com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, para iniciar uma parceria estratégica com a cidade. Logo após a visita ao Colégio Rio Branco, maior iniciativa de rotarianos na educação no Brasil, dirigido pelo ex-governador Nahid Chicani, e um jantar de celebração da visita, com 497 rotarianos e cônjuges. O presidente Mark deu entrevista à TV Brasil ao vivo, para o jornalista Hermano Henning, reforçando os temas foco do Rotary. E vários major donors foram reconhecidos, numa noite de captação de US$ 110 mil para a Fundação Rotária.

Na quinta, 5 de setembro, o Seminário da Fundação Rotária e da ABTRF atraiu 295 participantes, evidenciando o interesse pelo tema. Um pouco menos compareceu aos seminários de desenvolvimento do quadro associativo.

A agenda de quinta estava lotada. Simpósio Pró Paz, destinado aos rotarianos e bolsistas interessados no tema, a Associação Brasileira Rotária de Letras ( ABROL), que reconhece os escritores de temas rotários, treinamento dos RDRs e RDIs, treinamento dos CADREs distritais, num ambiente onde mais de 550 rotarianos e jovens trocaram experiências e aprenderam técnicas em várias salas temáticas. E a Feira de Projetos, com a submissão de 155 subsídios globais qualificados à procura de parceiros, com 94 rotarianos aprendendo nas oficinas práticas de projetos.  Sem esquecer do seminário de Imagem Pública, afinal este foi o aspecto que mais caracterizou essa etapa do Instituto no Brasil.

Mas o Instituto nem havia começado. Aguardem a próxima edição.

R. Juvenal Portela 2º piso, sala de reuniões,974 Cep: 87250-000